O DOCUMENTÁRIO


Produzido entre outubro de 2011 a março de 2012 o documentário Tradução da Miséria, é uma criação do artista plástico Joe Nunes, de Santa Cruz do Sul – RS, dirigido, editado e capturado pelas lentes de Christofer Dalla Lana e Diego Dornelles (da Nawall Filmes), com produção executiva de Vanessa Schuh (da a.g.a. Produções).


Foto: Vanessa Schuh


Realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, como projeto paralelo ao Salão de Arte Ambiental da Fiema Brasil, de Bento Gonçalves – RS, Tradução da Miséria conta o processo de produção de doze telas do artista plástico Joe Nunes, no qual ele e a equipe viajam mais de 3.800 km pelo Rio Grande do Sul pare entrevistar catadores de materiais recicláveis nas cidades de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Lajeado, Encruzilhada do Sul, Cachoeirinha, Gravataí, Porto Alegre, Farroupilha, Caxias do Sul e Uruguaiana.


Foto: Vanessa Schuh
Por ter um cunho artístico a sua estética diferencia-se dos documentários convencionais, mas nem por isso deixa de retratar uma realidade social. Veremos, pela primeira vez, catadores falando da sociedade, como sujeitos dela que são, e não essa sociedade falando dos catadores com visões distorcidas e preconceituosas. Dessa forma a miséria traduzida no filme não é aquela econômica que todos estão acostumados a ver retratada quando a mídia busca populações chamadas excluídas e sim a miséria moral de uma sociedade que, mesmo se dizendo sensibilizada com a situação dessas pessoas, considera natural que seres humanos iguais a eles sobrevivam muitas vezes sem as mínimas condições de subsistência.

Tradução da Miséria não é um filme produzido para chocar ou alertar, é um filme para deixar muitos nós nas nossas gargantas.



Foto Christofer Dalla Lana

FICHA TÉCNICA


Gênero: Documentário

Criação e argumento: Joe Nunes
Direção, edição e imagens: Christofer Dalla Lana e Diego Dorneles
Trilha Sonora: Diego Dorneles, Juliana Roehrs e Matheus Fonseca
Produção Executiva: Vanessa Schuh

Idioma: Português - Brasil
Ano de produção: 2011/2012
Ano de Lançamento: 2012
Duração: 1  hora e 17 minutos


A equipe de produção
TRAILLER

Versão de 10 minutos mostrada durante a Mostra Artística. Já disponível no You Tube.






·         ADQUIRA O DVD